top of page

   Com a facilidade, conforto e interatividade existentes nas moradias modernas, cada vez mais vemos um maior número de pessoas e profissionais da arquitetura e decoração tendo um cuidado extra com a iluminação. Deixar cômodos aconchegantes e destacar detalhes da arquitetura são apenas algumas das possibilidades ao posicionarmos e escolhermos as lâmpadas corretamente. 

   A necessidade de se criar um ambiente residencial ou comercial, confortável, funcional e bonito, vem se mostrando prática por meio do uso de diversas técnicas de iluminação. Brincar com efeitos de luz e sombra e usar a temperatura de cor da lâmpada a seu favor são incentivadores para uma mudança total de ambiente. A luz consegue valorizar qualquer área, externa ou interna, dando-lhes a devida atmosfera e identidade.

01971_02.jpg

  Diferentemente do objetivo do projeto luminotécnico de indústrias e hospitais, por exemplo, que devem seguir rigorosamente uma série de normas, o projeto de iluminação residencial deve envolver não só condições técnicas e estéticas, como também uma atenção especial ao aspecto psicológico. 

    Além da análise prévia de um projeto de arquitetura, deve-se levar em conta o perfil dos moradores da residência e priorizar o conforto e bem-estar deles. Muitas vezes, simples detalhes como a quantidade de cores e pontos de luz de um ambiente, podem variar de acordo com a idade e o hábito de cada indivíduo, transformando completamente esse cômodo. 

  Atualmente, uma das maiores preocupações de arquitetos e designers de interiores acerca de iluminação é o consumo excessivo de energia. Na iluminação residencial, projetos com leds são muito procurados para decoração de ambientes por clientes de maior poder aquisitivo pois o custo inicial do led ainda é alto mas sua durabilidade é infinitamente superior e seu consumo de energia é extremamente baixo quando comparado às lâmpadas fluorescentes e principalmente às incandescentes. 

01971_03.jpg

   A energia usada para iluminação consumida em uma residência pode ser reduzida se forem tomadas algumas precauções, tais como: pintar os tetos e paredes internas com cores mais claras e utilizar os “interruptores” dimmers. 

  Com o mercado constantemente produzindo novidades e criando novas formas de transformar cada espaço, a iluminação residencial ganhou mais visibilidade no meio arquitetônico, sem nunca esquecer, é claro, seu principal objetivo: o conforto e bem estar dos usuários.

Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=3&Cod=1971

@2016 por Thiago Fernandes - Arquiteto Urbanista

         TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.       

      Endereço: Rua Luiz Carlos Sampaio Roque, nº 481, Sala 10 - Balneário Flórida - Peruíbe/SP - (13) 3455-1972

  • Facebook Social Icon

Pardal & Fernandes Arquitetura - Construção - Arquitetura Moderna - Projeto Arquitetonico

bottom of page