top of page

O outono está aí, e a palavra de ordem no jardim é uma só: manutenção. Depois de sofrer com os dias quentes de verão, as plantas precisam receber cuidados especiais para se renovar, enfrentar os dias mais frios que o inverno reserva e poder, novamente, florescer na primavera.
É tempo de plantar novas mudas, fazer limpeza, podas de formação, controlar as ervas-daninhas, retirar as folhas velhas e corrigir o pH do solo.
De acordo com Denise Kampmann, técnica em floricultura e jardinagem em Joinville, muitas espécies não florescem nesta época, porém, suas folhagens se mantêm verdes e bonitas se forem bem cuidadas.
Mas engana-se quem acha que flores não suportam as temperaturas mais baixas. Há espécies resistentes, que florescem justamente nesta época e garantem um jardim colorido no outono e no inverno, como a boca-de-leão, o amor-perfeito, o beijo rajado e as azaleias.
Um dos principais cuidados que se deve ter é com a rega, já que o frio reduz a necessidade de água. As plantas devem ser hidratadas sempre pela manhã, isso em qualquer estação, mas, principalmente, nos meses mais frios.
— A planta não vai absorver a água durante a noite e qualquer umidade em excesso que fique nas raízes pode causar pragas e doenças —, explica Denise.
Outra dica importante é não podar plantas que vão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada.
Quem quer ter um jardim bonito o ano inteiro deve mesclar flores.
— O ideal é misturar plantas perenes – que podem viver mais de dois ciclos sazonais sem que as suas folhas caiam – e plantas da estação. Assim, o jardim fica sempre verde e com flores —, sugere.
O que plantar:
-Boca-de-leão
-Cravina
-Sálvia
-Amor-perfeito
-Begônia
-Beijo-rajado
-Beijo-americano
-Beijo-americano-dobrado
-Jacatirão-anão
-Lavandas
-Azaleia
-Ipomeia (trepadeira)
-Senna macranthera (aleluia)
-Bauhinia (pata de vaca)
-Frutíferas em geral
-Roseira
Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=16&Cod=2131


bottom of page